domingo, 8 de janeiro de 2012

''Pé em deus e fé na taba''(Segundo dia)

Resolvemos mudar o itinerário e em vez de ir para Vacaria, mudamos para Passo Fundo porém, não resistimos ao charme de Curitiba. Tivemos que dar uma de turista e visitar dois lugares maravilhosos: Jardim Botânico e Ópera de Arame. Tiramos algumas fotos e eu ainda coloquei uns efeitos legais com um aplicativo do iphone. Ficamos impressionados com a beleza do Jardim Botânico. Muito bem conservado, muita gente fazendo pique nique, correndo, tirando foto. Surpreendeu a mim e a meu pai. Essa construção ao fundo da foto é uma estufa com diversas plantas e árvores. Tem dois andares, o que torna muito mais interessante, e o formato lembra, para mim, uma gaiola. Denominei-a de ''gaiola-estufa''.
No caminho para a Ópera, demos de cara com uma rua chamada Presidente Beaurepaire Rohan!!!! Bastou uma ''googlada'' para descobrir que ''foi vice-presidente da província do Paraná, de 27 de julho de 1855 a 1 de março de 1856. Foi presidente das províncias do Pará, de 29 de maio de1856 a 26 de outubro de 1857, e da Paraíba, nomeado por carta imperial de 3 de setembro de 1857, de 9 de dezembro de 1857 a 4 de junho de1859. Foi ministro da guerra, nomeado em 1864.'' E viva o Wikipedia!! 
Mesmo com o nosso GPS, a Judite, ter falhado algumas vezes, conseguimos chegar até a Ópera. A descrição do meu pai foi a melhor que eu encontrei: um ambiente meio surrealista''. Para quem nunca teve a oportunidade de ir, é uma espécie de Teatro com uma arquitetura muito diferente, dividindo espaço com uma mata muito bonita e uma CACHOEIRA!! Parecia tudo parte de um sonho maluco, como os quadros surrealistas. Sem contar com os enormes peixes(carpas, segundo o renomado biólogo Antonio Scorza) que passavam debaixo dos nossos pés. Deu ótimas fotos! O dia lindo, o lugar mais bonito ainda. Tomamos um açai, depois do meu pai implorar pra atendente bater com granola(infelizmente ele não conseguiu convencê-la a tal tarefa), e um pastel de forno pra enganar a fome, uma vez que já era mais de meio dia. 
Ópera de Arame

Pé na estrada ao som de Gal Costa, jazzinho, Tribalistas, Marisa Monte, Gil especial festa junina e Nara Leão. Foi o suficiente para preencher nossa jornada de Curitiba até Passo Fundo, com direito a paradas nos postos de gasolina mais completos em lembrancinhas de viagem, mercado, etc. A estrada é muito linda! Muita plantação de milho e soja. As casinhas são uma graça também! Todas pintadas, parece de boneca. 
Engraçado que eu reparei que o por do sol de ontem havia sido mais cedo que o de hoje. Quando chegamos em Passo Fundo, quase nove da noite, o sol tinha acabado de se por!! Mal posso esperar para chegar ao Ushuaia com quase 18 horas de sol!!! 
Tivemos mais um acidente dentro do carro, mas, claro, nada grave! A bolsa térmica que compramos no posto de gasolina começou a vazar água. Segundo dia com água no carro! Deve ser um sinal, só pode.
Dessa vez tivemos sorte de novo com o hotel: arranjamos um perto da pizzaria que jantamos, barato, com wi- fi, estacionamento e café incluído! Aliás, essa pizza foi o mais engraçado. Meu pai não consegue ficar sem comer uma carne. E, na terra do churrasco, o que a gente queria era comer uma boa carne. Mas, já era mais de nove da noite, logo resolvemos ir a uma pizzaria mesmo, já que domingo a noite não há praticamente restaurante nenhum aberto em Passo Fundo. A melhor surpresa foi a garçonete nos informar sobre a famosa pizza de picanha que eles serviam. Juntamos a fome com a vontade de comer, literalmente. 
Foi muito esquisito pra mim ouvir o sotaque gaucho. Eu nunca tinha viajado pro sul do Brasil, exceto quando fui ao Beto Carreiro há milênios atrás, então, estranhei muito o sotaque. Parece que as pessoas forçam falar desse jeito. 
Durante o jantar meu pai ficou trocando email e mensagem com o Duran. O homem está nervoso! Quer que a gente chegue logo em Cañuelas para o churrasco! Nós também estamos loucos para chegar lá!
Enquanto isso, fiquei colocando efeito nas fotos tiradas com o instagram. Os dois com iphone, estamos ficando muito viciados! Prova disso é que todas as fotos que a gente tem feito, usamos iphone. Acho que nessa viagem a Nikon vai perder pro iphone! Vamos ver!
Agora meu pai está aqui na outra cama tentando consertar um outro GPS, avô dos atuais, que, segundo ele, é só uma brincadeira. A caixinha de ferramenta que a Luiza deu a ele de presente há alguns séculos atras, foi bastante útil!
Amanhã nosso destino é São Miguel das Missões. Veremos se vamos seguir até Uruguaiana ou dormimos em Missões mesmo. Vamos atualizando sempre! 

Jard.Botânico

efeitos do iphone(estou viciada nisso!)

Vista de dentro da ''gaiola-estufa'' do Jardim Botânico

Jardim Botânico


Ruazinha charmosa

As famosas carpas

Ópera de Arame


Uma das nuvens perfeitamente arquitetadas que encontramos na estrada


A pizza de picanha!!!

PSIU! Bom, a ironia fina desta filha e enorme...e certeira. me surpreendo a cada dia. e verdade que ate agora a Nikon nao saiu da mochila. e pior, nao fez falta. Viagem e vida abertas, mudamos caminhos e decidimos deixar Blumenau e Joinville pra outra vez e subir e descer, a serra ate passo fundo. No caminho, cruzamos parte do Vale do Contestado, historicamente a identidade de Santa Catarina. Regiao linda e super bem cuidada, pequenos proprietarios rurais, vegetacao preservada. Se existe paraiso,  é aqui. Verde, muito, praias salgadas substituidas por doces e calmas represas cortadas por jet skies, restaurantes repletos. Por de sol entre nuvens, vermelho ceu, lutando pra ficar. Uma gigante lua cheia nos espreitava na chegada. Até mais! 

5 comentários:

  1. Só pela descrição desses primeiros dias de viagem, acho que perdemos uma cineasta e ganhamos mais uma jornalista, talentosa e bastante perspicaz!!!!! Mas ainda mantenho a esperança no cinema... E, pensando bem, essas duas artes, de escrever e encontrar o melhor foco, podem caminhar juntas. Estou muito feliz e orgulhosa dessa filha!!!!! Que bom que encontrou um membro da nossa familia por aí!!!! Eu e o seu pai tambem visitamos uma cidade na Franca com este nome e fizemos uma foto parecida com essa. Peca pra ele te contar como foi que chegamos lá... Foi engraçado... Agora, pizza de picanha, faca-me o favor... Como o sangue italiano do seu pai agüentou??? Ok, melhor seguir sem preconceitos... Quanto ao duran, melhor pedir pra ele ter paciência. Nada de correr, melhor aproveitar a paisagem!!!!
    Beijos e feliz dia em Missões!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Comentário de seu avo, que estah aqui em casa agora: se vcs tivessem procurado o prefeito de Curitiba, almoçariam de graça em algum restaurante bacana da cidade, graças ao paretesco com o beaurepaire-rohan!!!!! Seriam ate entrevistados pela imprensa local!!!! - continua seu avo... Alias, uma curiosidade, será que eles pronunciam certo o nome da rua? Como será que os moradores desta rua a chamam?????
    Ele manda muitos beijos e sucesso na viagem. Adorou as fotos!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amores di mi vita!
    Voces fazem muita falta!
    To amando ler esse blog, que iniciativa incrível. MUITO ORGULHO DESSA DUPLA!

    Continuem a postar todos os dias- to de olho em voces ;)

    PS: Pai, a Bel está UMA COISA DE LINDA nas fotos. E voce tá um gato, lógico!

    ResponderExcluir
  4. No , no quiero que corran , que disfruten , Lucila vos sabes que mi fuerte no es la paciencia , todo lo contrario.
    Las fotos son muy lindas y los lugares increibles. Sigan teniendonos al tanto que de esta manera viajamos con ustedes.
    besos

    ResponderExcluir
  5. A Opera é ao lado do Parque Tangua e a duas quadras da nossa casa.A narrativa esta uma delicia. Estamos curtindo a viagem pelo i-phone e não queremos perder nada. NA VOLTA É OBRIGATÓRIA A HOSPEDAGEM NA NOSSA CASA. Afinal Scorza, a Bel precisa conhecer a fraldinha no plástico do Alemão... Kkkk

    ResponderExcluir