Da mesa do nosso café da manhã do hotel podíamos observar o dia a dia das pessoas em uma região que parecia ser o centrinho de Passo Fundo. A cidade com pouco mais de 180 000 habitantes, ainda estava calma para uma segunda-feira de manhã. No entanto, dava para ver que é muito bem organizada, bem cuidada, até os sinais de trânsito são bonitos.
Além disso, não é uma particularidade só desta cidade, mas sim de todo o sul do Brasil, a educação das pessoas é diferente. Você é muito melhor recebido nas lojas, as pessoas são muito solícitas.
Tivemos que passar em um shopping para tirar dinheiro e foi uma surpresa atrás da outra. Achávamos que havia umas 5 lojinhas, no entanto eram 3 andares de comércio;achamos uma Paquetá, aquela loja de sapatos que fica ali no Leblon.
Hoje, por estarmos cansados e porque queríamos aproveitar São Miguel, percorremos poucos quilômetros (por volta de 300). No meio do caminho, fomos encontrando algumas curiosidades: um parque aquático chamado Havaí perto de uma cidadezinha. É interessante isso porque a diversão deles é completamente diferente da nossa. Não há cinema, teatro, clube, festas, apesar de termos passado por muitos ''Night Clubs'' com os nomes mais engraçados que se possa imaginar. Procurando no mapa vocês podem encontra-la: uma cidade chamada Não me toque. Quem nasce lá é ''não me toquense''???? Esquisito! Bom, dessas curiosidades, a mais legal foi o cemitério no meio de uma das ENORMES plantações de soja. Deu umas fotos muito legais, mas não conseguimos ficar parados lá por muito tempo, o sol estava castigando!
Encontramos uma rádio muito boa pelo caminho. Começou tocando Lily Allen, depois tocou a melancólica Adele, aí entrou Menino do Rio cantado pela Baby Consuelo, do nada! Tocava desde hits internacionais até MPB, ou seja, perfeita!
Enfim, chegamos a São Miguel, por volta de 15:45. A fome estava negra, meu pai havia me prometido comer um churrasco gaúcho, então eu não comi nenhum biscoito pelo caminho. Ele, e muito menos eu, só não sabia que estaria tudo fechado pra almoço a uma hora dessas. Estamos acostumados a encontrar o Fellini aberto até 16h lá no Rio, deu nisso. Nossa sorte foi ter encontrado um dono de restaurante muito gente boa e abrir só pra gente! Em um segundo a moça já tinha colocado todas as panelas em cima da mesa para escolhermos o que comer. Confesso que fiquei com um pé atrás, pois a aparência não estava muito bonita. Mas, na fome extrema tudo fica ótimo! E, de fato, estava uma delícia. Eu até comi pela primeira vez uma carne com gordura e tudo! Fica maravilhooooso!! Acompanhado de uma coca cola de garrafa de vidro entao...perfeito! Só não foi legal pegar sol depois daquele banquete de comida missioneira. Deitamos na cama da pousada e desmaiamos de sono. Acabou que quando a gente acordou já estava em cima da hora do Sítio Arqueológico das Missões fechar. Saimos correndo e ainda deu tempo de fazer ótimas fotos com a luz de final de tarde! Mias tarde, 21:30 nós voltamos para assistir ao espetáculo Som e Luz. Uma aula de história com as vozes de Fernanda Montenegro e Othon Bastos narrando um roteiro cheio de rimas. Valeu a pena! Só não me senti muito bem no final. Estava muito quente e acho que a comida missioneira bateu. Fomos em busca de uma farmácia. Tivemos a ajuda de uma moradora que, muito legal, ligou para a dona da farmácia para ela abrir só pra gente! A dor passou e espero dormir bem hoje! Acho que amanhã devemos ir até Colonia de Sacramento, lá no Uruguai! Qualquer mudança vocês saberão!
teia de aranha nas Missões
Missões
Missões e um pombo voando
A Culinaria Missioneira precisa de muita reza!!! Usando tudo do boi/ vaca, entra de pata a costela, de uva e banana a polenta - espetacular- mais arroz e um feijao pra la de grosso... as quase 4h da tarde, tava espetacular! muito caminhao carregado de graos- os carocos de milho pipocavam pelo parabrisas- o cemiterio a beira da estrdada cercado de soja , algumas fotos mais de plantacoes de milho e uma furada: Missao de Sao Joao atrasaram a viagem. Como decidimos ficar pra ver o espetaculo de luz, dedicamos a tarde a uma soneca. Hostel super bom!!! Hoje tem ate video!!! Amanha, burocracia- carta verde em Uruguaiana e depois decidimos se seguimos a Colonia ou nao... Loucos pra chegar a Cañuelas e abracar os Duran!!!
Ótimas fotos, faltaram algumas legendas e créditos, mas da pra imaginar quem fez cada uma delas. A brincadeira com os novos efeitos já vi que será uma tônica dessa viagem. Muito legal.
ResponderExcluirMas, passar pelo RS e nao comer o legitimo churrasco será imperdoável!!! Tomara que vocês consigam hoje. Caso contrário, DURAN, pode preparar a churrasqueira: dois carnívoros estão a caminho (bem devagar, assim espero). Meu conselho será sempre (ou nao seria eu mesma): tranquilo, tranquilo...
Bjusssssssss
(Belzica, a saudade só aumenta por aqui)
QUE SAUDADE DOS DURAN!!!! SAUDADE DE TODOS - E DE CAÑUELAS TAMBÉM. QUERIA COMER CHURRASCO COM OS DURAN :(
ResponderExcluirAs fotos estão MUITO bacanas. Só de olhar já dá uma vontade ENORME de estar perto de voces. Deve estar sendo ótimo mesmo.
SAUDADE dessa dupla explosiva (em todos os sentidos - hahaha
Gente , lamento decirles que salimos de vacaciones al polo norte , en fin...... el asado queda para la proxima.
ResponderExcluirNoooooooooooooo mentira , morimos por verlos , los queremos mucho a todos y los esperamos , pero como dice Lucila ben devagar o tranquilos.
Lucas se corto el pelo como Neymar y esta todo el dia hablando Portuñol.
Dos besos enormes uno para Lucila y otro para Luiza
Acompanho dia a dia a viagem de vocês, aliás:o dia só começas depois de ler os maravilhosos relatos da Bel. Força gente, estou com vocês em pensamento, alma, espiríto, coração... e torcendo para que a viagem seja maravilhosa.
ResponderExcluirBeijos, Roberto
Duran, aproveito pra mandar muitos beijos tambem!!!! Saudades imensas de vocês. Diga pra Gabi que o livro dela daria um filme excelente, da mesma safra dos filmes argentinos que tanto gostamos por aqui...
ResponderExcluirPensem em vir ao Rio nas próximas vacaciones.
Saudações cariocas
(cade esse povo que nao postou nada no blog hoje?????)
Lucila: va una respuesta tardía. La película del libro la hicieron, sin mí!!! Muchas ganas de ir a Rio en 2012. Un beso grande. Gabi
Excluir