sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Atencion: Hielo sobre calzada


Tinha tudo pra ser mais um dia de rodar por volta de 700Km, chegar a uma cidade, jantar e desmaiar na cama. No entanto, a mãe natureza nos presenteou com um dia muy caliente, beirando os 38 graus, e um fim de tarde MARAVILHOSO.
Bom, o título já da uma pista sobre uma das atrações da tarde. 
Logo após nossa parada perto de Colonia el Sauzal, mais precisamente depois de passarmos por essa placa da foto, começou a chover bastante. Nossa direção era a da tempestade, das nuvens negras. De repente, sem mais nem menos, vemos dois carros parando bruscamente. Quando paramos para ouvir e observar o que estava caindo do céu, nos demos conta que era gelo!!! Não dava pra acreditar naquilo! O chão estava todo branquinho, cheio de mini pedaços de gelo. Foi o mais perto que chegamos da neve nessa viagem.
Depois de centenas de fotos - é dura a vida de filha de fotógrafo - continuamos na rodovia, com muito cuidado e bem devagar, pois o gelo deixou a pista muito escorregadia. Quando olhamos pro céu de novo há um enorme arco iris dando a meia volta inteira bem na nossa frente. LINDO DEMAIS! Esse foi só o primeiro da tarde, depois vieram mais uns 3, pois o céu estava claramente dividido em duas partes: uma super limpa sem nuvem nenhuma, com o sol brilhando, e outra completamente coberta por nuvens escuras. 
Começou uma chuva extremamente forte na estrada e o granizo batia forte no vidro do carro. Já estávamos com medo de quebrar mais do que já está quebrado, mas não por gelo, pelas pedras dos caminhos de ripio.
Nos abrigamos atrás de um caminhão que havia parado no acostamento para esperar a tempestade se acalmar um pouco. Enquanto isso víamos um festival de raios muito lindos caindo sobre o interminável campo desértico em que estávamos.
Continuamos o caminho mais um pouco e devagar. Até que conseguimos deixar a tormenta para o sul e continuar nosso caminho em direção ao leste, até General Acha, onde estamos agora.

Nosso arco iris!


Bom, o show não pode parar, e não parou. Uma infinidade de tons pintavam o céu no momento do por do sol que, infelizmente ficou nas nossas costas. Mas não nos impediu de tirar fotos - a gente sempre da um jeitinho de parar no acostamento, fazer as fotos e seguir.
E, pra finalizar, mais um show de raios, mas dessa vez dourados, indicavam para onde a tempestade havia ido. De início pensei que os raios fossem discos voadores, pois eles aconteciam frequentemente. Mas aí meu pai resolveu parar o carro para ver e acabou com a minha pauta de ''Extraterrestres chegam a Argentina''. Mas, não deixou de ser lindo o espetáculo!
Cá estamos agora em General Acha, no primeiro hotel da cidade, com direito a wifi e tudo!
Amanhã nossa meta são Los Duran, Cañuelas!!!
Hoje deixamos a paisagem dos Andes, das montanhas nevadas, para nos aproximar mais e mais do calor. Cada vez estamos mais perto da nossa terrinha de sol, praia e água de coco.

Os dois lados do nosso céu





PSIU!  Prepare-se pra tudo, nao espere por nada! mesmo um deserto pode te surpreender!!! Que tal uma tormenta de granizo sob 37 graus cruzando 550Km de deserto? Passando debaixo do arco- iris completinho de um lado a outro? Nuvens carregadas, raios prateados e dourados???  Viagem???  Eh, eh viagem mesmo, mas soh pra quem se aventura, coracao aberto. Nao ha um so dia que nao sejamos presenteados com algum espetaculo da natureza. De gelos eternos a uma pessoa sempre  pronta a ajudar. Da aridez aa pirotecnia em segundos!!! Sem planos, descobrindo cada dia abrindo mapas. 
Nao comecamos a volta, so mudamos o rumo, porque o mundo acabou la no sul!!!  Mas tambem eh so um ponto geografico, talvez Tortel e suas pontes ou a gendarmeria de Passo Roballo ou o imenso lago General Carreras ou as ilhas da foz do Baker com o Pacifico sejam o comeco/ fim do mundo! 







quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Primeiro dia de short!!!!!!

Depois de um café da manhã feito na nossa charmosa cabaña em Esquel, seguimos viagem e paramos em Bariloche. A verdade que o melhor dessa parada foi o restaurante no qual almoçamos. Era super lindo, do lado de fora, num jardim de uma casa dessas típicas de telhadinho e madeira. A comida era boa, mas a sobremesa.... Inexplicavelmente gostosa! Tão bom que eu comi uma e meu pai outra. Foi uma torta de framboesa e um tempura de banana com sorvete e calda de chocolate! Era uma obra de arte o prato!
Tenho que admitir que esse deve ter sido o pior dia de dirigir pro meu pai, pois eu acabei dormindo bastante.. Juntou cansaço com o almoço e deu nisso. Mas nos próximos dias vou ser uma melhor 
co pilota! Depois dessa parada paramos em um posto de gasolina e de lá mesmo fizemos a reserva do hotel em San Martin de los Andes. Viva a internet e o wifi!!
Chegamos e fomos conhecer um pouco a cidade e sair pra comer. Ah, e o mais importante! Estava fazendo nada mais nada menos que 27 graus!!! Passei no quarto do hotel só para ter o prazer de colocar um short jeans! Esperei muito por esse momento desde quando o frio deu o ar de sua graça, já em Puerto Madryn(aquela cidade onde nadamos com os leoes marinhos, lembram-se??).

Bom, parece que a partir de agora os dias serão mais ou menos sempre assim. Chegada na cidade, janta e dormir pra no dia seguinte seguir o caminho de casa. 
Estamos já com saudade da nossa terrinha, de arroz com feijao, das pessoas. 
Mas nao significa que a viagem esteja menos linda por causa disso. Agora é uma nova etapa. A volta ta muito boa e estamos cheios de coisa pra contar da viagem!
Buenas noches

fumaça do vulcao cobrindo a paisagem de San Martin


A praia de San Martin

árvore com mini gaviões

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ultimo de janeiro e primeiro de fevereiro

Ontem nao conseguimos entrar pois somente os telefones conseguiram se conectar a internet do restaurante de Los Antiguos, primeira cidadezinha argentina depois da fronteira com o Chile(perto de Cochrane).A emocao de ontem foi por parte das paisagens. Acordamos no nosso Residencial Estilo(cabaninha hotel onde nos hospedamos) torcendo para que estivesse um dia lindo para passearmos pelas pontes. A verdade e que descobrimos que em Tortel quase nao fazem dias de sol. Entao, nao foi azar nosso, foi a realidade. Mesmo assim andamos um pouco, ja o bastante para nos cansar, sao 7km e meio de ponte em toda a cidade!!! Foi dificil levar nossa bagagem do quarto ate o carro, tivemos que parar algumas vezes, mas chegamos! Fizemos um pit stop para almoco em Cochrane e no restaurante, super charmoso e de comidas naturais, tocava muita musica brasileira, inclusive Luiza do Tom Jobim!! Nao dava pra acreditar!
A segunda parte de paisagem bonita do dia foi a estradinha de ripio que liga Cochrane a Los Antiguos. Fomos bordeando o tempo todo um lago chamado General Carrera, no Chile, que transforma-se em lago Buenos Aires na Argentina. Nao tinhamos palavras para as vistas que encontravamos. Paravamos a cada 2 km. Nao tinha como nao parar e ignorar a paisagem. Meu pai ficou completamente encantado com tudo aquilo e nao parava de falar dos enormes complexos turisticos que os chilenos faziam ao redor do lago para aproveitar a paisagem europeia na America do Sul. Alem do lago, a prorpia estrada era lindissima! Umas curvas fechadas e completamente envoltos de uma parede de pedra enorme! Eram os Andes! Meu pai acha essas montanhas muito ``imponentes``. E realmente sao.


Fizemos a fronteira dessa vez com tempo de sobra pra encerrar o expediente.
Assim que chegamos a los antiguos, procuramos um restaurante para jantar. Bom, esse jantar foi uma comedia digna de uma cronica. Sabe aquelas cenas em que tudo que voce pede do cardapio nao tem?! pois e. Foi ai que resolvemos perguntar o que tinha. E so tinha massa e pizza. So tinha a minha ultima opcao de massa, espegheti ao molho bolognesa, mas tudo otimo. Pelo menos tinha wifi para mandarmos um email ou outro para familiares. Ah, nao posso esquecer a questao do vinho. Perguntamos se podiamos pedir so duas tacas. a moca disse que sim. Ela chega e nao consegue abrir a garrafa. Foi quando nos confessou que era seu terceiro dia de trabalho. Bom, ja levamos na brincadeira. Mas parecia que era pegadinha pois ela trazia tudo errado! Entendia tudo ao contrario! Enfim, dessa nos passamos.
Hoje, finalmente, pegamos apenas um trecho muito pequeno de ripio! Ja estavamos cansados de tanto balancar dentro do carro e ter que ajeitar as coisas que caem do banco. So um asfalto bem liso sem muito balance, so com o forte vento empurrando o carro. Chegamos em Esquel hoje. Uma das muitas cabanas que tem por aqui, estava no esperando. Lindinha! Enorme, cabem 6 pessoas,mas muy hermosa. Para comemorar a chegada na Argentina, que foi na verdade ontem em Los Antiguos, preparamos um asado a la Duran! Ficou maravilhooso!! Fiz a salada de lechuga e tomate e meu pai, as carnes. Tomamos o vinho que sobrou do restaurante de ontem e brindamos a nossa volta!
Amanha ainda nao sabemos nosso destino final. Talvez dormiremos em San Martin de los Andes ou andamos mais um pouco. Aceitamos sugestoes!!

Agora, ai vao parte das nossas dividas: (algumas fotos nao publicadas)

O quartinho da gendarmeria argentina onde passamos a noite!

No meio do caminho tinha uma cachoeira. Uma cachoeira no meio do caminho(de Cochrane a  Caleta Tortel)


Caleta Tortel e suas escadarias. Depois dessa viagem escadaria da Penha vai ser mole para nos!